Mitos e verdades sobre engravidar

A fertilidade sempre gerou muitas dúvidas e escutamos toda vida algumas afirmações que nos deixam com a pulga atrás da orelha. Será que aquilo que nossa mãe nos contou é verdade mesmo? Por isso, conversamos com o médico obstetra Alberto Guimarães, que nos esclareceu alguns mitos e verdade sobre engravidar. 

 

– É possível engravidar durante a menstruação?
Não. Se for menstruação não tem como engravidar. A menstruação é a descamação do endométrio de um óvulo que não fecundou. É importante que a mulher saiba a diferença entre de menstruação para um escape, que é um sangramento entre uma menstruação e outra. A mulher que não sabe esta diferença pode imaginar que está menstruando e engravidar neste período, que está na verdade, ovulando. O sangramento de escape é meio borra de café e significa que está ovulando, neste período pode engravidar.

 

– Obesidade diminui as chances de engravidar?
Na verdade tem que pensar nos fatores da obesidade. Porque esta mulher pode ser uma obesa, mas ter um ciclo menstrual regular, neste caso, ela não terá dificuldades. Se a obesidade tiver um componente de diabetes ou resistência a insulina, que também está relacionado com a síndrome dos ovários policísticos, e um dos fatores é a obesidade e a não ovulação, aí neste caso a obesidade pode ser um fator que dificulte.  

 

– Fumar atrapalha a mulher de engravidar?
Não. Uma fumante pode engravidar. O que aconselho é que a mulher invista e pare de fumar, isso porque o tabagismo nitidamente atrapalha o desenvolvimento fetal, o ganho de peso e provoca restrição de crescimento. Tem uma série de fatores que a fumante poderia encarar antes de engravidar., 

 

– Estresse impede gravidez?
O estresse está relacionado com uma série de alterações no organismo. Por exemplo, uma pessoa que quer muito engravidar, de fato interfere na produção hormonal, do eixo hipotálamo hipofisário que regula a produção hormonal, produção e distribuição de prolactina, que são hormônios que podem eventualmente interferir no ciclo gravídico e o estresse pode ser um componente que atrapalha. Fora que o estresse é um fator que desagrega na relação entre as pessoas.

 

– Quem toma pílula anticoncepcional por muito tempo demora para engravidar?
Na verdade se tomar anovulatório ou pílula, por exemplo, de baixa dosagem na medida em que ela interrompa o uso e pare de tomar a pílula e menstrue, no mês seguinte não dá para contar com o efeito residual. Ou seja, menstruou no mês seguinte ela é uma candidata a ovular e tem chance de engravidar. Então, o uso de pílula por si só, por tempo prolongado não é garantia que a mulher terá reserva de proteção um tempo depois.

– Quem menstrua muito cedo ou muito tarde tem dificuldade de engravidar?
Não. Na verdade, independente do período em que a mulher começou a menstruar, uma vez que começou, seja mais cedo ou mais tarde, ela tem chance de engravidar. 

– Dá para engravidar apenas com um ovário e uma trompa?
Sim. Aliás, existem casos bem interessantes de pessoas que, por algum motivo, retirou uma trompa de um lado e o ovário do outro, mesmo assim ela pode engravidar. Esse ovário libera um óvulo, a trompa remanescente pega e pode fazer o caminho. Tendo relação pode engravidar. 

 

– Quanto mais avançada a idade da mulher, mais difícil é engravidar.
Isso é um fator interessante. A chance de fecundação pode reduzir conforme a idade avança. O que não quer dizer que uma mulher com idade avançada não possa engravidar, ela pode sim. Mas se compararmos com a idade reprodutiva clássica de 20 a 30, por exemplo, tem muito mais chance de engravidar do que uma mulher de 40, sem dúvidas.  

 

– É necessário ter relações todos os dias para engravidar?
Não precisa ter relação todo dia para engravidar. Pode ter uma única relação no mês e se for no período ovulatório, ter chance de engravidar.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!