O Melasma é um tipo de mancha que pode aparecer durante a gravidez, porém sua incidência não é só nesse período e é causado pela alta variação de hormônios no corpo. Pode ser hereditário ou pode aparecer por causa de exposição ao sol ou calor. Cisto no ovário e mudança de anticoncepcional também desencadeiam o aparecimento dessas machinhas.
É comum que o melasma apareça no rosto das gestantes, principalmente, nas protuberâncias ósseas. Além disso, durante a gestação também podem aparecer sardas e pintas.
No caso do melasma, é preciso que você redobre a atenção quanto a exposição ao sol e lugares muito quentes, e não se esqueça de usar sempre o protetor solar, pois o sol ajuda a agravar o problema. Para você saber se tem chances de ter melasma, procure saber se sua mãe, avó ou tias apresentaram essas manchas no período gestacional.
O tratamento adequado para o melasma durante a gravidez tem que ser prescrito por um profissional. Não há cura para essas manchas, mas tem como controlar. Geralmente é indicado medicamentos, esfoliação química ou cremes clareadores.