O intestino preso é um problema bem chatinho e quando isso acontece com bebês é ainda mais desafiador. É um incômodo que os bebês sentem e os pais não conseguem explicar e que, na maior parte das vezes, é ocasionado pela alimentação. A prisão de ventre é muito comum e seu maior desafio é identificar o que está deixando o seu bebê constipado.
O aleitamento materno é sempre a melhor opção para os pequenos e, por ser um alimento muito natural, quase não deixa resíduos no organismo do bebê. Mas, mesmo assim, a mamãe deve prestar muita atenção na consistência das fezes do pequeno e se estiver pastoso é sinal que está tudo bem.
Mas, ainda assim o leite materno pode ser a causa da prisão de ventre do bebê e um dos fatores que influenciam diretamente nisso é a alimentação da mamãe. Se você observar que as fezes do pequeno estão duras e secas, cuidado, veja quais alimentos você comeu antes de amamentar e evite-os da próxima vez. Fazer massagens na barriguinha do bebê e mexer suas perninhas três vezes por dia também ajudam a amenizar a constipação.
Muitos dos casos de constipação acontecem quando o bebê começa a comer papinhas ou a tomar fórmulas. Então, atente-se a isso, viu?! Escolha sempre papinhas ricas em fibras e, se for o caso, mude a fórmula que está dando ao seu filho.
Observe também se você está colocando a quantidade certa de água para diluir o leite em pó, lembre-se que o seu bebê precisa ingerir líquidos. Se você ainda amamenta o bebê pode ficar tranquila, já que em seus primeiros meses de vida o leite materno é a única coisa que o bebê precisa.
Já com crianças acima de 4 anos é preciso ter uma atenção maior, seu filho nessa idade precisa ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia. E no caso do seu pequeno comer as mesmas refeições que os adultos, preste atenção na dieta da casa. Algo pode estar errado e você precisa mudar.
No caso de persistência do incômodo, é preciso procurar um especialista para você poder entender o que está acontecendo. E, claro, receber as orientações corretas.