Todas as crianças tiram sonecas, pelo menos até uma certa idade.
Existe uma tabela que é informativa de quantas sonecas devem ter as crianças conforme sua idade. Esta tabela pode até ser um indicativo, mas entende-se que cada criança tem uma necessidade de sono.
Exatamente por isso, nos textos anteriores quando falamos sobre a importância da rotina, destacamos sua exclusividade.
Dentro de uma rotina exclusiva deve-se avaliar a necessidade básica de sono e de sonecas.
Os recém-nascidos tem sono mais longo e despertares mais curtos.
Por volta dos 3 meses de idade, o dia e a noite devem começar a ser diferenciados, com a maior parte do sono ocorrendo à noite. Alcançando os 4 meses o bebê deve estar tirando entre 3 a 4 sonecas diárias.
Os descansos diurnos tão importantes para o desenvolvimento da criança vão sendo reduzidos ao longo do seu crescimento conforme a sua necessidade.
Como dissemos uma tabela orienta a quantidade de sonecas:
1 a 3 meses – 3 a 4 sonecas
3 a 6 meses – 3 sonecas
6 a 9 meses – 2 sonecas
12meses – 1 a 2 sonecas
18 meses, 2 e 3 anos – 1 soneca
4 e 5 anos – nenhuma soneca
A maioria das crianças para de tirar todas as sonecas entre seu terceiro e quarto aniversário, mas algumas de 2 anos de idade podem eliminar a última soneca, enquanto outras continuam até a pré-escola. Por esse motivo, ressaltamos que cada criança tem uma necessidade e deve ser observada.
Alguns horários são indicativos de sono, por exemplo, ao meio dia, quando a criança começa a apresentar sinais de sono. Esses momentos devem ser aproveitados para inserir ou reforçar bons hábitos para o seu descanso.
Na semana que vem continuaremos conversando sobre as sonecas, pois uma série de fatores devem ser considerados, além dos possíveis, transtornos de sono, que são capazes de auxiliar no sono diurno do seu filho.
Esperamos você!
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.