Não é de hoje que o melhor período, segundo os médicos, para engravidar é entre os 20 e 30 anos, pois nessa fase os óvulos da mulher ainda são considerados novos e o corpo está preparado para uma gestação. No entanto, por vezes essa parte materna é adiada pelo casal, pois no momento os objetivos são outros.
Muitas mulheres adiam a maternidade por motivo de trabalho, financeiro, estabilidade ou ainda não se sentem preparadas para essa nova fase. Isso é normal e acontece cada vez com mais frequência. Sendo assim, quando ela chega entre 35 e 40 anos, quer realizar o sonho de ser mãe, mas como já passou certo tempo e a ovulação já não é a mesma, é necessário procurar ajuda de um especialista.
Nesse momento o médico pedirá inúmeros exames para o casal e com o resultado em mãos buscará o tratamento que mais se adequada às necessidades do casal. Após determinada idade a reprodução assistida já é uma alternativa mais do que certa.
A Gilda Soares, angolana de 42 anos, teve sua primeira e única gestação com 37 anos. Ela é um exemplo de persistência e força de vontade, Gilda veio da Angola para o Brasil tentar um tratamento que provavelmente já havia feito. “Além do método normal, tentei três tratamentos dentre eles a inseminação, fertilização in vitro e ovodoação. Eu não tenho o ovário direito e só metade do esquerdo, o que praticamente inviabiliza minhas chances. Mas com a ovodoação e ajuda do Dr. Alfonso, da Clínica Mãe, me tornei mãe de trigêmeos”, comenta.
Assim como Gilda muitas mulheres vêm de outros países em busca de especialistas que consigam auxiliar a gestação em idade avançada. Em 2013, foram mais de 52 mil transferências de embriões e realizados mais de 24 mil ciclos de fertilização.
A partir de 30 anos
Dos 30 aos 35 anos, a medicina ainda considera uma época propícia para a gestação. Este também é o período que muitas mulheres consideram o melhor para a maternidade. Isso porque elas já não são mais tão jovens e não se sentem despreparadas, além do fato de ainda terem o organismo apto para gerar uma criança. No entanto, pode ocorrer alguma dificuldade e por isso é importante ter o acompanhamento de um médico do começo ao fim do processo.
A partir dos 40 anos
É natural que as mulheres deixem para essa época o plano de se tornarem mães. Além da maturidade que vem com os anos, essa é uma idade em que não existe mais aquela sensação de estar “perdendo” alguma coisa ao ter um filho. Se você chegou a essa idade sem ter se tornado mãe e ainda deseja engravidar, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado.
Texto: Ablab