Gravidez: 8 mitos e verdades sobre a saúde bucal

O acompanhamento odontológico durante a gravidez é importante tanto para a saúde da mulher, quanto a do bebê

Durante uma gestação, a mulher precisa ficar atenta quanto à sua saúde e a do bebê. Além de um bom pré-natal, acompanhamento obstétrico e exames tradicionais, é essencial fazer visitas periódicas ao dentista.

A saúde bucal da gestante afeta diretamente o bebê. Existem problemas, referentes à região bucal, que podem inclusive levar a um parto prematuro, oferecendo risco para ambos. “Já há comprovação científica em literatura que gestantes com problemas periodontais têm mais chance de ter nascimentos de bebês prematuros e de baixo peso”, afirma Isabela Castro, odontologista e Head do NUPE – núcleo especializado no atendimento de pessoas com deficiência, grávidas, idosos, pacientes com doenças crônicas ou qualquer condição especial – da Yappy.

De acordo com a especialista, existem duas formas de fazer o acompanhamento no dentista durante a gestação. “No período do pré natal odontológico, a gestante recebe protocolos personalizados de higiene oral, sessões de limpeza e orientações sobre a saúde do bebê e cuidados com a higiene da boca da criança após o nascimento”, conta. 

“Já para as consultas de urgência, motivadas por dor, infecção ou outra alteração que possa ser risco para a gestante e seu bebê, existem protocolos seguros para atendimento da gestante nos três trimestres”, complementa Isabela Castro.

Porém, é ainda mais relevante realizar essas consultas de rotina com especialistas capazes de entender a individualidade de cada caso. A odontologia de precisão engloba ciência, tecnologia, precisão e humanização, proporcionando tratamento odontológico de forma segura para a gestante.

“A segurança clínica e a certeza de que terá um atendimento de excelência, dentro dos protocolos mais atualizados e sempre com uma comunicação ativa com o obstetra da gestante, fazendo escolhas eficazes e seguras para cada caso, é um dos benefícios ao optar pela odontologia de precisão”, relata a odontologista.

É muito comum que surjam dúvidas sobre a relação entre a gravidez e a saúde bucal. Pensando nisso, a especialista da Yappy, principal centro de odontologia de precisão do país, desmistifica as principais questões sobre o tema:

Os dentes da grávida ficam mais fracos porque ela divide o cálcio do organismo com o bebê 

Mito – Nove meses não descalcificam a dentição da mulher, o que ocorre é a maior predisposição à inflamações na gengiva e a hiperplasia gengival. A variação hormonal afeta a forma com que o corpo responde às bactérias, aumentando assim as chances de infecções periodontais, dores nos dentes e na gengiva. 

O aumento na produção de hormônios favorece a gengivite

Verdade – Em média de 60 a 70% das mulheres enfrentam a gengivite durante a gravidez. Esse distúrbio periodontal é provocado pelo aumento dos níveis hormonais, que promovem a dilatação de vasos sanguíneos e podem causar uma resposta inflamatória nos tecidos gengivais, aumentando o risco de lesões na área. 

“A gengiva fica menos protegida e a sua capacidade de regeneração diminui. Essa condição, somada ao aumento do consumo de alimentos potencialmente cariogênicos, favorece o surgimento de inflamações”, completa Isabela Castro.

Só devo procurar o dentista após o segundo trimestre

Mito – Uma grande barreira encontrada pelas gestantes é a crença que grávidas não podem receber tratamento odontológico. “Deixar a cárie ou a periodontal seguirem livre curso durante a gestação, pode ser um grande risco para a gestante e também para o bebê. Por isso, vale lembrar que existem formas seguras para prestar uma assistência de qualidade à gestante”, comenta. 

Problemas nas gengivas induzem o nascimento prematuro

Verdade – As bactérias por trás da periodontite podem viajar através do corpo através dos vasos sanguíneos, não ficando restritas apenas à boca. “Se um agente infeccioso chega até o útero de uma gestante, o sistema imunológico tende a aumentar a produção de prostaglandina, substância que induz o parto”, explica a odontologista da Yappy.

Gestantes não podem tomar anestesia 

Mito – A anestesia deve ser ministrada por um cirurgião dentista, respeitando as restrições para a realização do procedimento Além disso, Isabela aponta que existem anestésicos mais indicados para as gestantes do que outros. “Porém, sempre que possível, convém evitar tratamentos mais invasivos no primeiro e terceiro trimestre de gestação, visando o bem estar da mãe e do bebê”, conta.

A gestação aumenta a possibilidade do surgimento de cáries

Verdade – Devido às alterações hormonais no período da gestação, existe um aumento de vascularização periférica, juntamente com a diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração, é que durante a gravidez, em muitos casos, ocorre a diminuição dos cuidados com a saúde bucal. Por isso, é essencial manter em dia a escovação, o enxágue e o uso de fio dental após as refeições. 

Gravidez gera mau hálito

Mito – A gravidez não tem relação direta com o mau hálito, porém, processos ligados ao período de gestação, como boca seca, ingestão frequente de alimentos mais cariogênicos, e a falta da higienização correta da região bucal, podem acarretar em um possível cheiro forte. Por conta do enjoo, muitas grávidas também não conseguem fazer a higienização da língua de forma correta, o que pode favorecer o mau hálito.

É importante ir ao dentista durante a gravidez

Verdade – O acompanhamento odontológico é importante para a prevenção e tratamento de distúrbios já existentes. Esse cuidado evita possíveis transtornos que podem se agravar durante a gestação.

Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, turmas mensais. Acesse o link para mais informações.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!