Dentro de alguns dias o governo anunciará uma medida para auxiliar e proteger as famílias que tiveram bebês com má-formação devido ao surto de microcefalia no país. O benefício é uma bolsa mensal de um salário-mínimo para arcar com os custos dos cuidados com o bebê, e ele será concedido em todo o Brasil para famílias de baixa renda.
Em um último boletim publicado pelo governo foram divulgados a existência de cerca de 3.893 casos suspeitos de microcefalia no país. Para conseguir esse benefício é preciso agendar um horário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esse agendamento pode ser feito através do número 135. Além disso, é necessário o número de identidade e CPF do filho para marcar a consulta. A criança passa por uma série de avaliações médicas e sociais antes da liberação do benefício.
O valor é de um salário-mínimo por mês, e a renda familiar máxima para conseguir essa bolsa é de R$220,00 por pessoa. Esse valor será pago ao responsável pela criança. Se o bebê não tiver um responsável legal, o juiz deve determinar quem receberá o auxílio.