A gestação é sempre um momento singular para a mulher, afinal são tantas mudanças. Desde o corpo até o psíquico. É uma fase delicada, onde alguns cuidados alimentares devem ser seguidos.
Se a gestante não teve a toxoplasmose, é preciso evitar comer frutas, verduras e legumes crus fora de casa (ex. saladas). A higiene é importante para evitar a contaminação. Em casa, lave sempre em água corrente e deixe de molho em produto apropriado/específico para esse tipo de higienização antes de seu consumo.
Além dos cuidados com a salada fora de casa, evite comer carne mal passada, carne crua (quibe cru, carpaccio), peixe cru (sashimi, sushi, ceviche, tartare) e ovo mal passado/gema mole.
Se gostar de café, cuidado com o excesso de cafeína. Fique com 1 ou 2 xícaras pequenas ao longo do dia. E lembre que chá mate e o verde e alguns tipos de refrigerantes também tem cafeína. Logo se tomou café, nada de abusar no chá mate ou verde.
Controle o sal da comida, seu excesso pode levar ao inchaço e ser um possível risco para a pressão alta. Já doces, pães, bolachas, bolos, panquecas, tortas são ricas em carboidratos refinados, seu alto consumo poderá levar a um rápido aumento de peso e ser um fator de risco para a diabete gestacional.
Não tome leite recém-ordenhado ou de origem desconhecida. Assim como seus derivados, queijos e iogurtes com refrigeração ou higiene duvidosa, porque podem ser fontes de contaminação por bactéria que causa a listeriose.
Além disso, evite consumir bebida alcóolica. Siga uma alimentação variada e equilibrada para seu organismo e, principalmente busque orientação nutricional com um profissional especializado.
Roseli Ueno Ninomiya
CRN 5.676
Nutricionista formada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública USP, especialista em Nutrição na Adolescência pela UNIFESP, pós-graduada em marketing pela ESPM.
Atuação em Nutrição Clínica – reeducação alimentar, orientação nutricional para crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. – https://mae.med.br/