O número de casais que optam por ter filhos um pouco mais tarde aumentou muito nos últimos anos. Os motivos são os mais diversos, e um deles é que as pessoas decidem dar mais prioridade a sua vida profissional, ou seja, se aplicam por mais tempo para alcançarem o sucesso no que desejam.
Todas essas mudanças na sociedade acabam afetando o modo com que as pessoas planejam suas famílias. As mulheres estão atuando cada vez mais em diversas áreas, o casal assume mais responsabilidades e assim por diante.
Até uns anos atrás a culpa da infertilidade ficava toda em cima da mulher, porém, estudos recentes mostraram que a fertilidade do homem também é afetada por causa do avanço de idade. Claro que os homens não sofrem com isso na mesma intensidade que as mulheres, mas ainda sim é fator que pesa muito na hora de ter um bebê.
A idade em que a mulher começa a sofrer uma alteração na quantidade de óvulos que ela produz é a partir dos 35 anos de idade. Neste caso, é possível identificar uma diminuição significativa a quantidade de óvulos, o que dificulta a gravidez. Já o homem, sua fertilidade pode sofrer alterações a partir dos 50 anos de idade.
Não se pode encarar a gravidez tardia como um problema, isso é uma escolha do casal e temos que respeitá-la. Se você é uma das pessoas que optaram por ter filho mais tarde, procure um especialista e entenda os cuidados e procedimentos que você deve recorrer.