Se você está tentando engravidar há mais ou menos um ano chegou o momento para você conversar com o seu ginecologista. Nesses casos é importante procurar uma ajuda médica o mais rápido possível para saber se é a infertilidade que está causando essa dificuldade.
Uma questão que afeta e muito a fertilidade é a idade, após os 35 anos a quantidade de óvulos diminui muito. E se o seu sonho é ser mãe, é preciso procurar uma ajuda médica para que você consiga engravidar.
Para constatar a infertilidade, a mulher passa por uma série de exames como papanicolau, exame de sangue, exames para detectar clamídia, para conferir a ovulação e histerossalpingografia, que é um contraste injetado no útero e depois é feito um raio-X para detectar possíveis alterações.
E atenção, muitas vezes não é a mulher que está enfrentando problemas e sim o homem. Ele também precisa fazer alguns testes para detectar infertilidade, como o espermograma e exame de sangue ou urina para detectar clamídia.
Caso seja detectado alguma alteração o médico pode te encaminhar para um especialista em infertilidade ou uma clínica de fertilização para que você possa reverter essa situação. A partir disso, você vai passar por uma série de questionamentos e em seguida exames para entender o seu quadro.