Quando meu bebê vai sentar? Quando vai sair engatinhando e depois andando? Essas são dúvidas que passam pela cabeça de todas as mamães, não é mesmo? Por isso, o desenvolvimento infantil foi o tema do nosso encontro de janeiro. A fisioterapeuta materno infantil Denise Gurgel palestrou sobre as etapas de desenvolvimento motor no primeiro ano do bebê.
Denise explicou sobre as três fases de movimentos: reflexos, rudimentares e fundamenteis. E ressaltou a importância do toque no desenvolvimento infantil, pois é a primeira forma de estimular o bebê: “O primeiro toque pro estímulo é o carinho, o bebê sentindo o próprio corpo consegue entender melhor os movimentos que está aprendendo”. Até mesmo a forma como carregamos nossos filhos é importante para o desenvolvimento.
A fisioterapeuta listou todas as etapas de evolução motora em cada fase do pequeno, confira abaixo:
– Primeiro ao terceiro mês:
A flexão fisiológica vai diminuindo e esse alongamento permite uma maior movimentação. Entre o 2º ao 3º mês, começa a segurar objetos e a acompanhar ruídos, procurar objetos e pessoas com os olhos e também esboça o rolar para o lado. Movimenta as pernas como se estivesse pedalando. Com dois meses, de bruços mantém a cabeça num ângulo de 45 graus e, com três meses, 90 graus.
No terceiro mês mantém a cabeça na linha média quando sentado e leva mãos e objetos à boca.
– Terceiro ao sexto mês:
Nessa fase já controla os movimentos com mais autonomia e luta contra a gravidade. Também movimenta mais os braços, tentando pegar objetos ao seu lado e rola. De bruços consegue apoiar-se num só braço e mantém a cabeça erguida a 90 graus, por isso, acompanha visualmente objetos que estão acima da linha média. Observa a própria mão e por volta dos 6 meses transfere objeto de uma mão para outra. Gosta de ficar em pé. Ri, balbucia e produz mais sons vocálicos.
– Sexto ao nono mês:
Entre 6 e 7 meses senta sem apoio, tem reações de proteção lateral quando
desequilibra para os lados. Alguns bebês começam a se arrastar com 7 meses. Entre 8 e 9 meses fica na posição de quatro apoios e com 9 meses engatinha e explora o ambiente. Fica em pé com apoio de alguém ou objeto. Gesticula e imita e começa a falar quando a pessoa para de falar tentando manter um diálogo.
– Nono ao décimo segundo mês
Gosta de escalar agarrando em algo. Apoia-se para ficar em pé e fica em pé sozinho e aos pouquinhos vão começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio e com 10 meses anda de lado segurando nos móveis. Anda segurando a sua mão. Quando brincamos com objeto escondendo no nosso corpo, sabe onde encontrá-lo. Entende o que está sendo dito.
Lembrando que cada bebê é individual e um ser único e pode ter seu tempo de desenvolvimento. Para saber como estimular os pequenos em cada fase e outras dicas, acesse a transmissão que fizemos do evento: https://bit.ly/1P9npGp
A mamãe Cristina Mori participou do bate-papo e contou para gente o que achou: “Achei um tema muito pertinente, principalmente para mães de primeira viagem, e a idade de desenvolvimento mais importante da crianças. A palestrante é muito focada e objetiva e eu achei que a linguagem dela é bem acessível. E o interessante é a troca de experiências, como todas são mães pela primeira vez, algumas que tem filho um pouquinho maior acabam relembrando o que foi útil e o que pode ser aplicado.”
Agradecemos a Denise Gurgel pela excelente palestra e ótimas dicas, a Apakeca Fotografia pelas lindas fotos e ao Empório dos Pães pelos lanches e bebidas.