Educa Week: como as escolas podem cuidar da saúde mental dos jovens

Durante o painel “Ansiedade, Depressão e segurança emocional na adolescência”, que aconteceu no dia 11 de outubro, na Educa Week, a Dra. Rona Hu, professora de psiquiatria na Universidade de Stanford e consultora da série “13 Reasons Why”, da Netflix, falou sobre a pressão excessiva da sociedade pela busca da felicidade e da excelência.

Segundo ela, isso acaba impactando em mais cobranças e sofrimento, especialmente entre os mais jovens, que ainda não têm o cérebro totalmente maduro. “Não se sentir bem também é correto. Ninguém precisa ser perfeito o tempo todo”, disse a consultora da série “13 Reasons Why”, da Netflix.

Durante o painel, a médica ainda convidou todos a uma reflexão sobre o papel das escolas e educadores diante dos quadros de ansiedade e depressão entre crianças e jovens. Ela ressaltou a importância da escola como um local de acolhimento, onde julgamentos e preconceitos devem ser colocados de escanteio. 

Um dos pontos altos foi quando ela abordou o “growth mindset”, conceito definido pela psicóloga americana Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford. De forma generalista, pessoas com mentalidade fixa, ou fixed mindset, são aquelas que acreditam que já nasceram com uma inteligência e capacidades limitadas. Para essas pessoas, errar é insuportável. Já as pessoas com mentalidade de crescimento, a growth mindset, acreditam que sua inteligência é aprimorada toda vez que passam por uma nova experiência. Rona destacou que este conceito pode ser trabalhado pelas instituições, trazendo impactos positivos para toda a comunidade escolar. 

Além disso, a especialista reforçou a necessidade das escolas desenvolverem programas de saúde mental sólidos e acessíveis, adotar uma postura de estímulo ao diálogo e à criatividade, além de estarem sempre alertas ao bullying, ações violentas e discriminatórias entre os alunos. Tudo isso sempre levando em conta que a adolescência é uma fase onde os hormônios tornam-se protagonistas e isso não, absolutamente, ser ignorado nas abordagens educacionais. 

Mais sobre a Educa Week 2022: o evento é considerado o maior movimento de transformação na Educação da América Latina. Em sua sétima edição, a Educa week recebeu as maiores autoridades da educação do Brasil e do mundo, durante sete dias. Para essa edição, o evento contou com um formato híbrido, trazendo de volta o contato presencial e uma programação completa. Além disso, o evento contou com a quinta edição do Prêmio Destaque Educação, que reconheceu os projetos pedagógicos que estão causando impacto positivo em escolas de todo o país. A Educa Week é uma realização do Educational Leaders (Grupo de Líderes Educacionais), em parceria com o Iteduc (Institute of Education and Technology) e a SD Student Travel. Correalização: de Isaac, Somos Educação, Red Baloon, FTD Educação, Faber Castell, ESPM e Wings. Apoio: Insper, Colégio Marista Arquidiocesano, Fundação Roberto Marinho, Vértice, Bandeirantes, Fundação Telefônica Vivo e iFly São Paulo.   Para saber mais, acesse: https://educaweek.com.br/

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!