O ronco do bebê pode indicar algum problema respiratório e isso precisa de atenção redobrada. Entretanto, se o seu filho está resfriado é comum o pequeno roncar devido à quantidade de secreções na garganta e no nariz. Mas, se ele não estiver, geralmente esse pode ser um sinal de outros problemas de saúde, como:
· Aumento das amígdalas na garganta e das adenoides, ou seja, é uma espécie de carne esponjosa que se forma dentro do nariz;
· Rinite Alérgica;
· Apneia do sono, que é a parada respiratória durante o sono;
· Refluxo gastroesofágico;
· Laringomalácia, um problema que se encontra na laringe.
Devido a força que o bebê faz para respirar, isso pode afetar os picos de energia dele e também gerar problemas e dificuldades para o bebê se alimentar. Caso você reconheça esses sintomas no seu filho, procure um médico o mais rápido possível, pois, se o bebê não se alimenta, dificulta o processo de ganhar peso, desenvolvimento do sistema nervoso e coordenação motora.
Além disso, quando o bebê respira só pela boca as infecções na garganta podem se tornar mais frequentes. E, pode haver interferências na estrutura dental da criança a longo prazo e no formato de seu rostinho.