Durante a infância, muitos fatores podem desencadear a dor de cabeça. É muito comum em crianças muito ansiosas ou hiperativas. Aliás, a ansiedade é um grande problema na vida das pessoas e já começa a se manifestar na infância.
Uma das causas mais comuns das dores de cabeça pode ser o bruxismo, que é caracterizado como um ranger e o apertamento silencioso dos dentes. E não é só isso que o que bruxismo pode causar, ele também provoca distúrbios do sono. Fique atenta, mamãe!
O único momento do dia em que o bruxismo costuma se manifestar é durante a noite, por isso, é comum pessoas que sofrem com isso sentirem dores de cabeça durante todo o dia.
Crianças muito ansiosas tendem a desenvolver algumas manias para aliviar esse sintoma. E é nesse momento que surge a necessidade involuntária de ranger ou apertar os dentes, e isso causa cefaleias e enxaquecas.
Conheça outras causas frequentes da dor de cabeça:
· Efeito colateral de algum medicamento;
· Distúrbios do sono;
· Alimentação desequilibrada;
· Lesões físicas;
· Alterações hormonais;
· Desidratação;
· Estresse, cansaço ou fadiga;
· Uso exagerado de aparelhos como televisão, computador, smartphones ou dispositivos sonoros;
· Ansiedade;
· Cheiros fortes como perfumes ou produtos de limpeza;
· Problemas relacionados a visão.
Na infância, cerca de 10% das dores de cabeça são causadas por outros problemas de saúde. Por isso, se o seu filho se queixar de alguma dor, o escute. E se for uma dor persistente, procure um médico o mais rápido possível.