Nos primeiros anos de vida das crianças, o elo entre mãe e filho se estabelece, principalmente, através do toque. Amamentação, colo e carinho fazem com que os laços se estreitem, e uma técnica de massagem também pode contribuir com isso.
A Shantala é uma massagem indiana feita em bebês e crianças. De acordo com a terapeuta holística Sandra Costa, ela serve para estreitar o vínculo entre mamãe e bebê: “o contato faz a criança se sentir amada, garantindo autoconfiança e segurança”.
A massagem pode ser realizada em bebês a partir de um mês de vida. “A partir dessa idade a pele do bebê está mais preparada para receber a massagem e o umbigo já está cicatrizado”, explica Sandra, que ministra workshops e cursos sobre o assunto.
“A Shantala é um ‘carinho com sequência’, técnica e direção; que deve ser repetido no bebê diariamente, a partir do primeiro mês de idade. Deve ser feita, preferencialmente, por pessoas que tenham grande vínculo afetivo com o bebê (mãe, pai, tia, avós, babá, professores)”, afirma Sandra.
A terapeuta afirma que os benefícios da Shantala são inúmeros, como estreitamento da relação mamãe/bebê, relaxamento, alívio de insônias, de cólicas e de prisão de ventre, tranquiliza o sono, aumento da sensação de segurança e autoestima e gera confiança, e por tudo isso, é altamente preventiva.
Serviço: Sandra Costa – Terapeuta Holística
zyoncursoseterapias@gmail.com
www.zyoncursoseterapias.wix.com/zyoncursoseterapias