A gripe e o resfriado são duas doenças infecciosas causadas por diversos tipos de vírus e bastante comuns em crianças. No frio os pequenos ficam mais vulneráveis a esse tipo de doença, já que passam mais tempo em ambientes quentes e fechados, e isso, facilita a circulação do vírus com mais facilidade dentro desses espaços.
Geralmente, o resfriado e a gripe são contagiosos e passados de pessoa para pessoa através de tosses, coriza e espirros. Um cuidado muito importante que deve ser tomado sempre para evitar os vírus é lavar as mãos dos pequenos com frequência, e orientar a todos da família a fazerem o mesmo. E a maior incidência dessas doenças é geralmente no inverno e no outono, você pode reparar que o seu pequeno fica mais doente nesse período. Devido ao desenvolvimento de seu sistema imunológico, o bebê fica mais vulnerável a qualquer tipo de bactéria, mas são essas pequenas infecções que vão construindo e dando força ao seu sistema de anticorpos.
Crianças podem enfrentar de 6 a 8 infecções por ano, que geralmente atacam mais o nariz e a garganta. Se o seu pequeno já frequenta a creche, é mais fácil ele contrair essas doenças. O ideal é que pais não levem os pequenos a escola quando eles estiveram doentes, assim evita o contagio de outras crianças e não fica exposto a outros tipos de bactérias.
Outra dica importante é manter o seu filho muito hidratado com água e água de côco natural. O de laranja é um grande aliado do bebê nessa fase, pois é rico em vitamina C, mas fique atenta no máximo uma laranja e uma vez por dia. Se o seu filho ainda mama no seio, ele é naturalmente mais resistente a qualquer tipo de infecção.
Fique sempre atenta a como o seu filho reage nesse período que ele está mais doentinho. Pois estando com esse tipo de infecção, torna-se mais fácil a invasão de outros micróbios.
Em hipótese alguma dê remédio para o seu filho por conta própria. O recomendado é que você o leve ao pediatra para que ele receite a medicação correta.
Mas, claro, o melhor é prevenir que o pequeno fique doente. Evite levá-lo a lugares fechados e com aglomeração de pessoas, não o deixe colocar as mãos no nariz ou boca e lave as mãos do pequeno sempre que chegar de um passeio. Lembrando que a vacina contra a gripe é muito eficaz e ajuda a evitar esses incômodos.