Primeiramente, mamãe, é normal sentir cólicas durante a gestação, pois o crescimento do bebê pode causar alguns desconfortos. Além das transformações físicas aparentes, o corpo da gravidinha costuma sofrer uma série de transformações por dentro, e carregar um bebê pode gerar a pressão dos músculos, ligamentos, veias e alguns tecidos internos do corpo.
Para aliviar esse incômodo não é tão difícil assim, basta mudar de posição ou encontrar uma forma de deixar o corpo mais relaxado. Muitas vezes, deitar e até caminhar pode amenizar essa dor chatinha.
As cólicas podem ser motivadas por outros fatores, como virose, intoxicação alimentar, apendicite, pedras nos rins, infecção urinária e cálculo biliares (muito comum na gestação). Além disso, miomas também podem aparecer durante a gravidez e causar desconforto.
Sentir incômodo abdominal dias após o parto também é muito comum, isso acontece porque o útero está voltando ao tamanho normal. Essa dorzinha pode durar até uma semana depois do parto, mas se você sentir que ela se intensificou, procure um médico.
O sinal vermelho deve ser ligado no caso de febre, sangramentos, calafrios, vômitos e dor ao urinar. Procure orientação médica o mais rápido possível, pois pode ser que algo esteja errado.