Bazar Materno na Vila Mariana

O mundo materno, ao mesmo tempo que se ressente da falta de apoio e excesso de julgamentos, também é rico em encontros que fortalecem. Quando o assunto é empreendedorismo, as mães ganham força: diversos movimentos maternos auxiliam mulheres que trabalham autonomamente, mesmo que de maneira informal.

 
O Bazar Mães à Obra nasceu de uma mãe que sentia na pele os índices de mercado que envolvem a mulher depois que vira mãe. Demitida, Ana Pires juntou-se a outras mães empreendedoras para criarem um espaço onde pudessem apresentar seus trabalhos.
 
 
Confira nossa conversa com Ana e participe do Bazar, que acontecerá dia 26 de abril. Maiores informações pelo evento no Facebook: https://smpv.site/2qNx2rj
 

SMPV: Ana,  qual a intenção ao criar um evento somente com mães?

 

Ana Pires: Fortalecer o empreendedorismo materno. Dar vez e voz a mulheres guerreiras que precisam viver do empreendedorismo materno, seja porque não tem mais lugar pra elas no mercado formal, seja porque querem passar mais tempo com seus filhos.

 

O emprego formal traz a estabilidade financeira, mas acaba, muitas vezes, nos afastando do nosso filho. Eu, quando empregada, muitas vezes chegava em casa e meu filho já estava dormindo. Me cortava o coração não dar um beijo de boa noite nele. Hoje, passamos mais tempo juntos e isso é maravilhoso.

 

Quero poder ajudar essas mulheres! Essas mães! Quero ajudá-las a passar mais tempo com seus filhos e conseguir independência financeira! É um sonho que está tomando forma!

 

SMPV: Sua experiência pessoal pesou na elaboração deste evento?

 

Ana Pires: Certamente! “Pelo menos metade das brasileiras foram demitidas no período de até dois anos depois da licença-maternidade, segundo pesquisa em andamento na Fundação Getúlio Vargas, a FGV”. 

 

Foi o que aconteceu comigo. Fui demitida e comecei a empreender e fui conhecendo mulheres que tinham a história bem parecida com a minha (trabalho estável – gravidez – demissão – a vontade de passar mais tempo com o filho e necessidade financeira).

 

E comecei a sentir falta de eventos voltados para as mulheres mães. Nós mães nos entendemos melhor. Entendemos as necessidades umas das outras. Quem não passa por isso, dificilmente vai entender o porquê do bazar ser durante a semana. O bazar (esse e os próximos que certamente acontecerão) serão sempre realizados em dias de semana, porque finais de semana são dos filhos, da família.

  

SMPV: Quantas profissionais estão envolvidas nesse projeto?

 

Ana Pires: Somos 40 expositoras de variadas áreas (teremos coach de família, taróloga, atendimento nutricional, moda, gastronomia, artesanato, etc) e mais duas mães extras, que vão ajudar na organização, divulgação e recepção dos convidados no dia do evento.

 

SMPV: Quais as perspectivas que você enxerga para a mãe no cenário profissional de hoje?

 

Ana Pires: Esse ambiente e clima de crise trouxe consigo muita instabilidade e sinto que umas das primeiras a sentir esse peso foram as mães. Basta a gente olhar ao redor e ver quantas mães foram demitidas nos últimos dois anos e quantos pais foram. Homens estão sendo poupados. Muitas mulheres perderam seus empregos e estão tentando se adaptar à sua nova realidade.

 

Tenho conhecido muitas mulheres empreendedoras das mais diversas áreas. Muitas delas sentem que não existe espaço pra elas nas empresas. E estão se reinventando. Vamos olhar pro lado positivo e ver que temos um grande mercado, cheio de gente criativa e com muita vontade de vencer. Mulheres juntas, unidas, fortes e que estão lutando muito pra poder serem reconhecidas e criarem seus filhos de forma justa e digna.

 

Bazar Mães à Obra

Dia 26 de abril de 2018
Av. Lins de Vasconcelos, 3352 – Vila Mariana
São Paulo – SP
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!