A poluição é um mal que pode prejudicar a saúde de todos, principalmente aqueles que moram em grandes metrópoles. Mas, o que as gravidinhas não sabem é que os gases poluentes também podem fazer mal para o bebê que está dentro da barriguinha.
Gestantes que ficaram expostas à poluição no primeiro trimestre ou na reta final da gravidez podem gerar bebês prematuros com o peso abaixo do esperado. Mas por que isso acontece? Bom, basicamente porque os gases poluentes podem alterar as células do feto ou dificultar o recebimento de oxigênio e nutrientes.
Pesquisas demonstraram que a absorção de poluentes pode afetar o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, nós temos que nos conscientizar para cobrar medidas mais efetivas de nossos governantes em relação aos gases poluentes produzidos nas cidades.
O melhor a se fazer é evitar áreas industriais ou com um índice alto de trânsito. No caso de dias com o ar muito seco considere o uso de máscaras para se proteger. Se você mora em um lugar que tem trânsito intenso, feche as janelas nos horários mais agitados.
O ar que nós respiramos também precisa ser de qualidade, mamãe. Conscientização quantos aos problemas que os poluentes podem trazer para a população é muito importante.