Aleitamento materno e o novo coronavírus

Autoridades médicas concordam que o leite materno é o alimento ideal para todas as crianças e pode garantir o desenvolvimento saudável do bebê até os dois anos de vida. Mas como continuar amamentando em tempos da pandemia do novo coronavírus?

Se você tem filho pequeno e não sabe se continua com o aleitamento materno, a pediatra Patrícia Rezende, do grupo Prontobaby, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira:

Mães que apresentam sintomas da doença ou que foram diagnosticadas com COVID-19 podem infectar os filhos através da amamentação?

Não há evidências da transmissão pelo leite materno. Os dados são muito recentes e podem mudar com o tempo, mas até agora o preconizado pela Organização Mundial da Saúde é que o benefício da amamentação supera o eventual risco.

Caso a mãe queira manter o aleitamento materno, quais medidas ela deve tomar?

A mãe deve higienizar bem as mãos e usar máscaras durante a amamentação. É importante lembrar que, através do leite, a mãe transmite  anticorpos que ajudarão o bebê a se proteger e combater uma eventual infecção.

Mães que apresentam sintomas da doença devem optar por extrair o leite manualmente ou usar bombas de extração láctea?

As mães, inclusive com a doença, não precisam interromper a amamentação. Até porque, nem a melhor ordenha do mundo tem a mesma capacidade de extração de uma mamada eficaz.

Essas medidas previnem mãe e filho totalmente da transmissão da doença?

Ainda não sabemos. Por ser tudo muito recente, essas são as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, mas não há como prever se realmente vai ser 100% eficaz.

Caso o filho apresente sintomas da doença, quando devo procurar um hospital?

O ideal é que os pais não procurem uma emergência em caso de sinais de uma simples gripe. Para procurar um hospital, a criança precisa apresentar febre de início súbito, acompanhada de tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória e, pelo menos, um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia (dores musculares) ou artralgia (dores articulares).

Siga nossas redes sociais: @somosmaesdeprimeiraviagem
Participe dos nossos cursos e rodas de conversa, acesse nossa agenda.
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!