A Primeira Infância na creche

Uma creche pública de qualidade e referência na rede municipal, assim é o Centro de Educação Infantil Municipal Suzana Campos Tauil, na Vila Clementino, em São Paulo. 

 

O CEI atende 109 crianças de zero a três anos em período integral, das oito às dezoito horas, mas a diretora Marcia De Castro Ferreira dos Santos explica que o horário é flexível, visando o bem-estar dos pequenos e dos pais: “Porque a criança pequena precisa da família e aprender sobre a família vivendo com eles. O espaço institucional é muito rico, ela aprende com as outras, aprende a interagir, a respeitar as diferenças e crescer com elas, porém, também necessita viver com a família em casa, seja com a mãe, o pai ou a avó.Por isso, o nosso horário é flexível, valorizando esse processo de convivência criança/família”.

 

A Prefeitura do Município é a mantedora do Centro de Educação Infantil, mas há também a Associação de Pais e Mestres (APM). “Dentro do CEI, há uma APM, que é uma empresa que está dentro da escola. Ela tem uma verba trimestral, que é do município, e tem também uma anual de âmbito federal. Fora isso, temos uma ajuda espontânea da família, com esse montante podemos comprar brinquedos, montar as salas e até promover algumas festinhas para família, como a Festa Junina.” Marcia explica que essas confraternizações não podem ser feitas com o dinheiro do governo, então, são organizadas com a ajuda dos funcionários e das famílias. 

 

Todo o espaço foi pensado em atender com conforto as crianças e, desde a sua inauguração em 1990, muitas mudanças e reformas foram feitas para o melhor aproveitamento e bem-estar dos pequenos, que podem circular livremente por todo o prédio, menos na cozinha, claro. A diretora explica: “Junto com a faculdade de arquitetura e de pedagogia da USP fomos adaptando, na medida do possível, e ampliando o espaço da escola para que as crianças possam circular, e assim, viver uma infância plena brincando e com bons conhecimentos, já que isso ajuda no desenvolvimento”.

 

Em todos os cantinhos do CEI há atividades para eles, os brinquedos, livros e materiais ficam a disposição, mas estão sempre monitorados pelas professoras e auxiliares. 

 

As salas de cada turminha são equipadas com vários brinquedos, livros, atividades, colchões para descanso, trocadores e mesinhas. Há também o cantinho de leitura, o refeitório, o parquinho, áreas para brincadeiras com areia e água, sala de música, de miniaturas e a floresta, área verde do espaço. Tudo muito lúdico e preparado para os pequenos deixarem a imaginação rolar solta. É comum vê-los com fantasias e capas de super-herói, lá, eles podem ser quem quiserem. “É muito forte o contato com o imaginário”, conta a diretora. 

 

Na creche, eles tomam café da manhã, almoçam e jantam, além dos lanchinhos da manhã e tarde. 

 

A família tem importante papel em tudo, duas vezes por ano, uma comissão de pais junto com os funcionários discutem a avaliação do CEI e o que pode ser melhorado seguindo as diretrizes municipais. Há também reuniões de pais e professores ao final de cada semestre, onde cada pai recebe um relatório individual do seu filho, afinal, como a diretora ressalta, cada criança é única: “Se são diferentes, não podemos fazer um só. Então, mostramos como cada uma reage a aquilo que foi apresentado pelo educador”.

 

No Suzana Campos, as crianças aprendem brincando. São oferecidas atividades sonoras, de leitura, oficinas diversas, brincadeiras e intervenções pelo recinto que estimulam o aprendizado dos pequenos. Além das atividades que fazem parte do currículo fixo do CEI, há também projetos pontuais de cada professora, por exemplo, sobre a natureza e aromas. “O nosso foco, dentro da nossa concepção, é o brincar, que está ligado a uma natureza de uma infância que percebe e vive essa natureza”, conta Marcia.  

 

E foi tudo isso que notamos: carinho, dedicação, responsabilidade, preocupação e zelo por cada uma das 109 crianças e suas famílias em um ambiente bem cuidado, completo e seguro para garantir a tranquilidade dos pais que precisam deixar seus filhos em uma instittuição educacional durante o dia. 

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!