A descoberta de uma gravidez traz um mix de emoções, sensações e medos, né? Além disso, há um série de informações que as mamães precisam correr atrás, principalmente as de primeira viagem. E a anestesia para o parto normal é uma das maiores dúvidas das gestantes. Qual é a melhor opção e a mais indicada para o meu caso? Bom, muitas são as dúvidas, mas, você pode facilmente solucioná-las com uma boa conversa com um anestesiologista.
As anestesias regionais, como os bloqueios neuroaxiais, como a peridural, raquianestesia e raqui-peridural são as mais usadas durante o trabalho de parto. E também são as mais eficientes, já que são capazes de abolir completamente as dores durante o trabalho de parto.
Na aplicação da anestesia é possível diminuir a liberação de catecolaminas, alguns hormônios e substâncias que são responsáveis pelo estresse e a dor. Contribuindo também para a manutenção do fluxo sanguíneo útero-placentário.
Há um grande mito em torno da anestesia que consiste na possível dilatação do colo do útero durante o trabalho de parto. Com a aplicação e substância correta, a anestesia interfere muito pouco no colo do útero, e em muitos casos sua aplicação é até benéfica.
As contraindicações para o uso da peridural é para mulheres que sofrem de alguma cardiopatia, distúrbios adquiridos ou congênitos de coagulação ou doenças neurológicas. Nesses casos é melhor recorrer a outras opções de anestesia.
Procure um especialista e converse com ele sobre a aplicação da anestesia e sobre o seu quadro específico. É bom deixar isso organizado para na hora do parto evitar surpresas desagradáveis.