Hoje trago algumas verdades sobre a amentação… Vejam só:
1) Os seios não precisam ser preparados durante a amamentação.
Exatamente, pode riscar da sua lista a exposição ao sol, o preparo do mamilo durante a gravidez… O preparo que você precisa durante a gestação é sobre a amamentação de uma forma geral. Amamentar é um ato que exige aprendizado. Portanto, recomendo durante a gravidez cursos sobre amamentação e uma consultoria preventiva em aleitamento materno.
2) Não há uma recomendação de número de mamadas e tempo de mamada em cada mama.
Livre demanda. Recomenda-se amamentar o bebê toda vez que ele sentir necessidade. Lembrando que o leite materno é recomendado como alimento exclusivo do bebê até o sexto mês de vida.
3) Não existe leite fraco!
Cada mulher tem o leite adequado para seu filho.
4) Pode comer feijão, chocolate durante o período de amamentação.
Não há evidências científicas que sustentem a contraindicação de alimentos como feijão e chocolates durante a amamentação. Claro que durante este período a mulher deve manter uma dieta equilibrada (como em qualquer outro período do ciclo vital). Além disso, não há nenhuma comprovação de alimentos que melhoram ou pioram a produção de leite.
5) O uso de mamadeira atrapalha a amamentação.
Embora algumas mães alimentem seus filhos ao seio e pela mamadeira, não há como negar que o uso desta atrapalha a amamentação. O exercício que o bebe faz ao sugar o seio materno é bem diferente daquele que faz na mamadeira, além disso o fluxo do leite do seio e da mamadeira são diferentes. O bebê pode fazer o que chamamos de confusão de bicos e de fluxos, podendo até recusar o seio materno.
Gostou desse texto?
Compartilhe este conteúdo e nossas redes sociais para que mais mães tenham acesso a essas informações.
@amparomaterno
@somosmaesdeprimeiraviagem