Muitos pais têm a dúvida de quando deve usar calçado no seu filho e qual o mais adequado quando o bebê começa a andar. Por isso, para que entenda o uso ou não do calçado é necessário explicar que bebês muito pequenos não tem necessidade de usar.
Durante o processo evolutivo para estruturação do tônus muscular, do equilíbrio e da coordenação do andar, o bebê necessita usar os seus pés adequadamente para aquisição de uma boa postura para manter um andar harmônico e com distribuição do equilíbrio de forma igualitária com seus dois lados do corpo.
Até um ano de idade o melhor calçado é o bebê permanecer descalço, assim, ele aprenderá a usar adequadamente o seu pé, abrindo seu arco plantar e dedos dos pés. E, assim, vai buscando domínio de seu próprio equilíbrio e postura.
Até os dois anos de idade, quando o bebê começa a andar e a estruturar o andar e postura, é recomendado uso de calçados flexíveis, confortáveis, com solado ultrafino, para que ele sinta o pé vibrando em contato com o solo e para que ele mobilize os dedos e os pés dentro do calçado. Além disso, sapatos com solados muito grossos causam desconforto para o bebê e existe o risco de quedas. E o contraforte do sapato, aquele reforço que fica no calcanhar, deve ser firme e resistente para ajudar a criança a estabilizar os pés e evitar torções.
Fique atento para os bebês que caem muito, muito provavelmente ainda não estabilizou e estruturou o seu equilíbrio. Então vale a pena deixá-lo descalço.
Algumas marcas disponíveis : Pampili, Klin, Tip Toy Joey, Ortopé e Pimpolho.