Amamentar é natural, mas é um processo. Um processo de aprendizagem entre mãe e filho. Um processo para toda a família que inserida em um novo contexto, começa a entender como tudo funciona para então colocar em prática.
No decorrer do processo de amamentação muitas questões podem atrapalhar e dificultar.
Decidimos escrever um pouco sobre a Candidíase Mamária ou Monilíase para que as mamães tenham informações sobre e procurem um especialista quando perceberem a necessidade.
Conhecida também como “sapinho”, trata-se de uma doença infecciosa, causada por um fungo chamado Candida Albicans, comum no aparelho digestivo e urinário das pessoas, mas que não provoca enfermidades frequentes. Porém, em algumas situações pode proliferar, causando infecções, inclusive nas mamas, criando dificuldades para a amamentação.
Os sintomas mais comuns são:
– Dor na mama que piora ao amamentar;
– Pele rosada na aréola e no mamilo;
– Pele brilhante;
– Coceira;
– Queimação;
– Agulhadas;
– Dor aguda durante ou após as mamadas;
– Casos mais graves podem surgir bolhas com secreção.
O diagnóstico é clínico e o tratamento deve ser feito para mãe e bebê ao mesmo tempo. Uma vez medicados, a amamentação pode ocorrer naturalmente.
Uma conduta médica bem-feita, auxiliando a mãe no tratamento adequado, será um fator determinante para permanência da amamentação tão importante para o bebê e para a mãe.
Procurar informações sobre o processo de amamentação faz toda diferença na condução deste, pois quando surgirem as dúvidas, você saberá conduzir e não necessitará suspender a Amamentação.
Interaja conosco pelas redes sociais e nos conte suas experiências. @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem.