A gravidez psicológica é quando a mulher apresenta os mesmos sintomas da gestação, como ausência de menstruação, aumento das mamas, náuseas e aumento da barriga, porém, o útero está vazio. É um condição rara, mas ainda sim preocupa muitos médicos.
A gravidez psicológica acontece por vários motivos, por exemplo, quando a mulher está no meio de uma série de tentativas e não consegue engravidar. Fora toda a pressão social que ela é submetida. Isso tudo pode ajudar a desenvolver essa condição, é como se isso fosse consequência de uma frustração.
Esse problema pode estar ligado a uma vulnerabilidade por parte da mulher, que não consegue suportar a pressão ou frustração e acaba desenvolvendo a gravidez psicológica. Qualquer mulher está sujeita a isso, sem exceção.
Os sintomas mais comuns são náusea, ausência da menstruação, aumento das mamas, vômito, tontura, aumento de peso, aumento de volume no abdômen e em alguns casos pode até ocorrer das mamas se encherem de leite.
Para tratar esse quadro é preciso um acompanhamento psicológico, já que não há nenhum medicamento que possa amenizar a situação. A psicoterapia é perfeita para tratar esse tipo de manifestação.
Você pode procurar apoio psicológico durante as tentativas de gravidez, principalmente se vem tentando há algum tempo e não tem conseguido engravidar. Toda essa assistência ajudará você a se manter calma e menos vulnerável a críticas e a própria frustração.
Não é só a mulher que deve estar atenta a esse tipo de condição psicológica. Em casos como esse é importante que o companheiro e a família observem possíveis sinais de fragilidade psicológica, qualquer alteração, oriente a tentante a procurar a ajuda de um especialista.