Quando a mulher descobre que está grávida se cria toda uma expectativa em torno dos próximos acontecimentos. A gestante é o centro das atenções da família. E, com toda essa ansiedade, o que os pais querem mais saber é o sexo do bebê e a partir de qual mês é possível fazer o ultrassom e descobrir se é um menino ou menina.
O ideal é que a mulher faça o exame de ultrassonografia a partir dos quatro meses de gestação. O ultrassom é a forma mais segura e comum de se descobrir o sexo do bebê. Além disso, o sucesso desse procedimento depende também de uma boa máquina e um profissional experiente.
O correto, mamãe, é esperar 20 semanas para poder realizar o seu primeiro ultrassom. Assim, é garantia que você vai identificar o sexo do bebê. Segura a ansiedade aí.
Há outros procedimentos que podem ser feitos, como o exame de sangue de sexagem fetal, que tem a taxa de acerto de 99%. Além, de alguns exames genéticos que são mais invasivos, como a biópsia do vilo corial e a amniocentese, há também uma série de testes de farmácia que podem te dar essa informação. Porém, esses testes de urina ainda não são comuns aqui no Brasil, o que o torna mais difícil de ser encontrado e preços mais altos.
A ansiedade é tanta que alguns pais recorrem a simpatias e lendas para descobrir logo o sexo do bebê. Bom, realizar esse tipo de processo pode até ser divertido, mas esse tipo de teste não tem nenhuma validação científica.
Procure sempre fazer o exames no laboratório, pois assim você consegue entender melhor o que está acontecendo e ter certeza do sexo do bebê. É só acalmar o coração e controlar a ansiedade, mamãe.