A gestação traz um turbilhão de emoções e alterações no organismo da mulher. E muitas dessas mudanças alteram a aparência física da gravidinha. Uma das maiores preocupações entre as gestantes é com o cabelo, já que a queda pode aumentar depois do parto.
O nosso cabelo passa por algumas fases durante a vida: a Anágena, que é de crescimento, a Catágena, que é de repouso, e a Telógena, que é de queda. E durante a gestação, devido aos hormônios, a fase Anágena costuma durar mais tempo. É por isso que você sente que seus fios estão muito mais bonitos, sedosos e cheios de brilho durante a gravidez.
Mas, dois ou três meses após o parto, também pela alteração hormonal, os fios começam a cair. E é isso que preocupa muito as mamães. É nesse momento que o cabelo está na fase Telógena e a amamentação também contribui para que o cabelo caia em maior quantidade.
Infelizmente essa situação é inevitável e produto nenhum pode amenizar isso. Mas pode manter a calma, mamãe, não precisa entrar em pânico. A queda de cabelo costuma diminuir quando a criança está prestes a completar um ano, mas é claro que isso acontece gradativamente. Não pense que seu cabelo vai parar de cair só quando o pequeno completar seu primeiro ano de vida, não. A situação vai se normalizando durante todo esse período.
Ah, mas se você tiver predisposição a calvície, cuidado. O ideal é se informar com seu médico sobre o que fazer durante essa fase de transformação capilar.
As mudanças que o seu cabelo sofrerá durante toda a gestação e após ela é extremamente normal, viu?! Não precisa se desesperar ou sair comprando todos os produtos milagrosos que vê pela frente.