Um bebê já causa uma enorme mudança na vida de uma família, agora imagina irmãos gêmeos?! Bom, quando um casal é surpreendido pela notícia de que o fruto de sua gestação são duas, três ou até quatro crianças dá até um friozinho na barriga. Mas, como funciona a convivência entre os irmãos?
É importante lembrar que mesmo gêmeos cada um dos bebês tem sua própria personalidade e ritmo de aprendizado. Por isso, os pais precisam tratar os pequenos respeitando suas individualidades.
Mamãe, se você perceber que um dos seus bebês faz mais coisas do que o outro, não se preocupe. Cada um tem o seu tempo certo, não é por serem gêmeos que eles precisam fazer exatamente tudo igual.
Outro detalhe importante é que você não pode, jamais, definir um dos filhos como mais inteligente que o outro. Os bebês têm ritmos diferentes e as dificuldades só podem ser definidas a partir dos sete anos de idade. Além disso, se o seu filho já é crescidinho e escuta você dizendo que ele demorou a falar, andar ou qualquer coisa parecida, ficará muito frustrado.
O que você pode e deve fazer para incentivar os pequenos é oferecer uma série de atividades para eles fazerem juntos. Assim, você dá a oportunidade para ambos desfrutarem das mesmas coisas, isso, claro, respeitando o tempo de cada um.