Em junho, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, sancionou a lei que obriga os hospitais a permitirem a entrada de doulas nas maternidades do estado, que são profissionais treinadas para oferecer assistência emocional, física e instrucional à mulheres grávidas durante o parto e o período puerperal.
As doulas estavam proibidas de acompanhar partos hospitalares desde que o Cremej (Conselho Regional de Medicina do Rio) derrubou algumas liminares. Mesmo com a lei que garante a entrada da doula os hospitais não podem descumprir a lei do acompanhante, onde a gestante tem direito a levar uma pessoa de sua escolha para acompanhar o parto.
A resolução também prevê a adoção por parte dos hospitais de medidas que fiscalizem as doulas que vão acompanhar os partos. É recomendado que as instituições sempre peçam documentação, como carta de apresentação, documentos, autorização da gestante e certificado de formação profissional.
Os hospitais podem também pedir um relatório sobre os procedimentos e assistência que a doula oferecerá à gestante. Além disso, as profissionais também poderão utilizar os próprios equipamentos para o acompanhamento do parto.
Se houver interesse em levar uma doula para o parto, procure saber como vai funcionar todo esse processo, mamãe. Assim você garantirá um parto mais tranquilo e sem imprevistos.