A maior dúvida das mamães de primeira viagem nos primeiros meses de vida do filho é sobre os cuidados com o pequeno. E os olhos também preocupam.
A recomendação médica é que seja aplicado o colírio de nitrato de prata após o nascimento do bebê. Esse colírio previne uma série de doenças, como conjuntivites, que são muito comuns nessa fase. As oftalmias neonatais podem acontecer ainda no primeiro mês.
É comum nos primeiros dias de vida aparecer uma vermelhidão nos olhinhos, que é uma reação causada pelo uso do colírio de nitrato de prata, mas logo costuma desaparecer.
Esses probleminhas geralmente acontecem logo no parto, a mamãe pode ter algumas bactérias na flora vaginal que podem ser transmitidas para o bebê. Por isso, a importância do colírio.
O caso mais grave de conjuntivite é o causado pela bactéria da gonorreia. Essa contaminação pode ser resultado de um pré-natal ruim e, geralmente, a mãe não sabia que estava com essa doença durante a gestação.
É importante ficar atenta aos sintomas que a criança apresenta para que a seus olhinhos não sofram danos. Normalmente, a conjuntivite de grau mais severo costuma se manifestar nos primeiros dias de vida do bebê com sintomas, como inchaço, vermelhidão, irritação das pálpebras e secreções de pus intensa.
O tipo mais comum de conjuntivite nessa fase é o causado pela bactéria clamídia, que costuma aparecer entre 5º e o 14º dia após o nascimento. Os sintomas são muito parecidos com o causado pela gonorreia, só que menos severos.
O vírus da herpes também pode causar a doença na criança. Em todos esses casos, é importante que a mãe procure um médico o mais rápido possível, pois se esse quadro não for tratado de maneira correta pode causa problemas mais graves.