O câncer de pele é uma doença que vem preocupando muitas pessoas ao longo dos anos, por isso é muito comum nos depararmos com uma série de campanhas em prol do uso de protetor solar. Mas e no caso de mulheres grávidas qual é o jeito certo de se proteger?
As gravidinhas devem ter atenção redobrada quanto aos cuidados com a pele, principalmente no verão. Estudos indicam que cerca de 68% das gestantes ganham alguma macha de pele por causa da falta de proteção.
E um dos maiores medos das mamães é o melasma. Segundo a Dra. Joana Tebar, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a proteção é indispensável durante a gestação: “o cloasma ou melasma se caracteriza por uma mancha marrom escura ou acinzentada que ocorre na face – tem uma alta incidência na gravidez, provavelmente pela influência das alterações hormonais deste período.
O papel do sol é indiscutível no surgimento e na piora das manchas. Utilizar protetor solar para raios UVA e UVB com o máximo fator de proteção durante todo o período gestacional é muito importante. ”
E não é tão difícil assim evitar que essas manchinhas apareçam, a dermatologista ressalta a importância de usar todos os artifícios possíveis para se proteger: “para evitar cloasma, a gestante deve evitar a exposição ao sol entre as 10h e às 16h, bem como usar óculos de sol, chapéu ou boné.”
A aplicação do filtro solar deve ser feita antes da exposição ao sol e conhecer o produto que está usando também é muito importante. Garimpe o melhor protetor solar para que sua pele seja protegida de maneira eficiente. “O filtro solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após imersão na água ou transpiração excessiva. É recomendado o uso diário, inclusive em dias nublados e chuvosos. Outra forma de proteção é pelo uso de chapéu de aba larga ou boné para evitar a exposição à radiação solar no couro cabeludo e na orelha. Usar óculos de sol com proteção UV – pois a radiação causa manchas na pele e também causa catarata – e utilizar roupas leves que bloqueiam a entrada da luz solar são importantes recomendações.” explica dra. Joana.
Há também outro ponto importante para a mamãe prestar atenção: o produto que está usando. O protetor solar causa diferentes reações nas gestantes e pode gerar uma alergia ou ressecamento de pele, como explica Dra. Joana: “como há uma mudança dos hormônios, cada organismo pode reagir de modo distinto, que varia de acordo com cada mulher. Algumas grávidas ficam com a pele sensível, ressecada e com tendência a ter alergias; já outras ficam oleosas e com acne. É importante consultar um dermatologista para substituir cosméticos por produtos mais suaves, específicos para gestantes, e evitar utilizar produtos que estão na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”
E, devido ao surto de zika vírus no país há mais um ponto que a gestante deve se atentar: o uso de repelente. A dermatologista ressalta a importância do uso dos dois produtos: “as grávidas podem e devem utilizar protetor solar e também podem fazer uso de repelentes.”