Animais de estimação são serzinhos que tornam o ambiente familiar ainda mais aconchegante e feliz. E quando um casal resolve ter filhos muitas dúvidas surgem, e uma delas é se é saudável ter bichos de estimação e bebês no mesmo ambiente.
É extremamente benéfico deixar a criança ter contato com o bichinho de estimação desde cedo, isso ajuda o pequeno a se desenvolver socialmente. Cada ação do bebê é uma reação do bicho, e isso o faz entender como funcionam as relações no mundo.
Mas, é importante que os pais fiquem atentos a essa relação entre a criança e o animal, já que o pequeno não tem muita noção de como deve lidar com aquele amiguinho. E muitas vezes ele pode machucar o bichinho e vice e versa.
Um animal de estimação requer muita responsabilidade, pois se trata de mais uma vidinha completamente dependente dentro de casa. Por isso, os pais devem se encarregar de manter o bichinho sempre bem alimentado, limpo e saudável.
Porém, segundo a enfermeira Cristina Sayuri é recomendado que o animal não entre no quarto de crianças muito pequenas ou bebês. “Não tem problema ter animal de estimação, desde que a criança não apresente nenhum sintoma alérgico. Mas não é adequado o animal entrar no quarto do bebê.”
Além disso, ter um animal dentro de casa desenvolve muitos aspectos da criança como afetividade, autonomia e uma série de sentimentos como alegria, frustração e respeito.