5 nãos para um desfralde tranquilo

O bebê completa um ano e meio e as perguntas em torno do desfralde começam a sondar os pais. Algumas escolas já falam em desfralde coletivo e pedem a ajuda dos pais para acompanhar o ritmo em casa.
 
 
É dessa forma que o desfralde passa a ser um martírio, tanto para o bebê quanto para a família e os motivos são:
 
 
1. Não há uma idade única e definitiva para todas as crianças. Há crianças que iniciam espontaneamente com 18 meses e outras aos 3 anos. Não há regras quanto a isso, fique tranquila! 
 
 
2. Não provoque o desfralde porque as pessoas no entorno estão cobrando ou porque a escola quer. A criança sinalizará quando estiver pronta para iniciar o processo e insistir antes do tempo só fará com que a criança fique ansiosa e atrapalhe o ritmo natural dela.
 
 
3. Não brigue com seu filho quando acontecer o escape. Isso fará com que ele passe a “segurar” o xixi, provocando uma infecção urinária, e o cocô, que resultará no ressecamento das fezes e dor ao evacuar. Essa dor fará com que a criança tenha medo de fazer cocô, pois associará à dor e, assim, o ciclo se repetirá.
 
 
4. Não ignore os sinais do seu filho: perninhas apertadas são sinais de vontade de ir ao banheiro. Além disso, fique de olho no relógio e, após um intervalo grande sem pedir para ir ao banheiro, leve-o e sugira que já está na hora de fazer xixi.
 
 
5. Não compare seu filho com outras crianças. Ao se sentir comparada, ela se sentirá insegura e o desfralde será um processo tumultuado.
 
 
A pergunta que fica, então, é: quando a criança está pronta para iniciar o desfralde? Alguns sinais ajudarão você a identificar:
 
 
  • a criança se esconde para fazer cocô, se agacha e/ou avisa em seguida;
  • fica incomodada, puxando a fralda tentando tirá-la quando está com xixi ou cocô;
  • não quer usar fralda;
  • a fralda da noite, que deve ser a última a ser retirada, amanhece seca por cinco noites seguidas.

 

 
Consulte o pediatra quando identificar esses sinais e saiba que o desfralde não acontecerá de um dia para o outro. Alguns escapes acontecerão, inclusive escapes noturnos. Fique tranquila e evite comentários que venham a constranger seu filho. Sua reação impactará nesse processo, fazendo dele tranquilo ou estressante.
 
 
Ah, uma dica importante: não acredite em fórmulas mágicas e rápidas para o desfralde! O melhor caminho é o respeito e a paciência.
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!