5 dicas para a saúde da região íntima no verão

Muitas vezes as mulheres protegem o corpo e o rosto das altas temperaturas no verão, mas esquecem da região íntima, uma parte muito delicada do corpo que exige atenção. A Dra Sandra Rios, ginecologista e Embaixadora da A Sós, explica que a região genital externa feminina, chamada vulva, possui inúmeras glândulas que produzem óleo e suor, e a saúde dessa região é essencial para manter a qualidade de vida, elevar a autoestima e deixar as mulheres seguras durante todo o dia.

Com as elevadas temperaturas que estamos vivendo, a região genital tende a aumentar o suor, odores desconfortáveis, irritações, inflamações vaginais, além da temida candidíase e das irritações na região perineal externa, por conta de depilações íntimas e atritos de roupas.

Para evitar os desconfortos, a Dra. Sandra dá algumas dicas simples, mas fundamentais.

Calcinhas de Algodão – sabemos que a calcinha faz parte da conquista na cama e que uma linda lingerie tem seu valor. Mas, para o dia a dia o ideal é optar por peças mais confortáveis e confeccionadas em algodão, elas ajudam a evitar as irritações. Não ser apertada e ter cor neutra, também garantem o maior conforto.  Peças de lycra, nylon e microfibra não deixam a área respirar e isso não é bom para a região.

Sem absorventes diários – O uso diário de protetores não é uma boa escolha. Eles abafam a região, que é úmida, e podem contribuir na proliferação de bactérias que costumam ser anaeróbicas, ou seja, não precisam de oxigenação. O oxigênio favorece a esterilização dessas bactérias e o absorvente diário diminui essa oxigenação e pode provocar corrimentos e infecções.

Hidratação – Da mesma forma que a pele do corpo recebe hidratação, a pele da vulva também precisa ser hidratada. O uso de produtos dermocosméticos íntimos são super indicados, principalmente aqueles que tenham componentes como: óleo de coco, chá-verde, camomila, barbatimão, malva e outros que possuam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses componentes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de evitar e combater infecções, aliviar coceiras e eliminar odores desconfortáveis.

Dormir sem calcinha – Após a higiene noturna o aconselhável é não usar calcinha. Esse simples ato permite a manutenção dos lactobacilos naturais da vagina que atuam como um sistema de defesa, mantendo assim o micróbio vaginal.

Sabonete Líquido – esse produto é um importante aliado para a higiene genital diária. Ele auxilia na proteção da região íntima, prolonga a sensação de frescor e limpeza por muito mais tempo, além de equilibrar o pH local. Busque produtos com ativos naturais e sem álcool. Essa higiene deve ser feita sempre após urinar, evacuar e na troca dos absorventes e/ou coletores.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!