Sabe aquela expressão que diz que uma grávida come por dois? Então, por causa disso, ela tem que não só comer por dois, mas manter uma alimentação saudável e adequada para o bebê nascer com muita saúde. Além disso, os alimentos garantem o bem-estar da mamãe também.
E tem um componente que é de extrema importância e que temos que ingerir durante a gestação: o ácido fólico, vitamina importantíssima para a grávida e o bebê que está se desenvolvendo em sua barriguinha. Ele está presente em alimentos como espinafre, aspargo, brócolis, vegetais, fígado, frutas cítricas e gema do ovo. O ácido fólico tem o poder de prevenir doenças no coração do bebê, do trato urinários, fissura e labiopaltina. Já para as mamães, ele traz uma série de benefícios que previnem o câncer e a anemia.
A má alimentação afeta diretamente a saúde do bebê, e a falta do ácido fólico pode acarretar na má formação do tubo neural do pequeno. O tubo neural é o sistema nervoso primitivo do feto, e ele começa a se formar logo no primeiro mês de gestação. É responsável pela formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Por isso, o consumo de alimentos com ácido fólico é tão importante, sem ele o tubo neural pode não se fechar completamente. E isso pode ocasionar em anencefalia, quando bebê nasce sem o cérebro, ou com apenas parte dele, levando o bebê a falecer pouco depois do seu nascimento, ou a espinha bífida que é a exposição da medula espinhal e pode deixar uma série de sequelas de diferentes níveis.
Estudos apontam que o consumo de ácido fólico três meses antes da mulher engravidar e três meses depois da fecundação garante a saúde do pequeno e menor incidência de deficiência no tubo neural.
Se você já tem semanas de gestação, não adianta consumir o ácido fólico com a intenção de prevenir a má-formação do tubo neural, pois nesses casos ele já está formado. Porém a ingestão de alimentos com ácido fólico não pode parar.
Devido ao cozimento dos alimentos, o ácido fólico pode perder a ação da vitamina. Por isso, é recomendado que você procure o seu médico e peça uma suplementação para suprir com essa necessidade.
A quantidade de ácido fólico que deve ser consumida pelas gestantes é de 0,4 miligramas por dia. Se você está grávida pela segunda vez e o seu primeiro filho teve algum problema relacionado ao tubo neural, é indicado consumir uma dose extra dessa vitamina.