Muito antes das chupetas se tornarem vilãs para o desenvolvimento dos bebês, essa era a melhor opção para os pais deixarem os seus filhos mais calmos ou os fazerem parar de chorar. Mas, hoje isso mudou, já que nós temos um mundo de informações a nossa disposição e sabemos o que pode fazer mal ou bem à criança. Afim de mudar toda essa imagem ruim que as chupetas têm, os fabricantes inventaram um novo termo: chupetas ortodônticas. Mas será que elas não são prejudiciais?
O termo ortodôntico dá um certo ar de tranquilidade e segurança aos pais que pensam em comprar uma chupeta para o pequeno, certo? E junta essa falsa segurança com a necessidade do bebê de sucção, pronto, os pais podem ter a impressão que estão fazendo muito bem para o seu filho.
Mas, o que você precisa saber é que tanto a chupeta normal quanto a ortodôntica causam, sim, prejuízos no desenvolvimento da criança, seja em sua arcada dental ou na musculatura facial do bebê. A única coisa que muda é o grau de danos.
Porém, é importante salientar que os bebês sentem a necessidade de sugar algo. Mas, tem outras formas de saciar essa necessidade e a amamentação é uma opção muito recomendada.
O melhor a se fazer é não oferecer a chupeta ao seu bebê, evite ao máximo esse acessório. Mas, se o seu bebê já faz o uso da chupeta tente acostumá-lo a não usar. Faça-o largar aos poucos, deixando-o sem o acessório por períodos maiores durante os dias.
Não usar chupeta pode deixar o seu filho longe de aparelhos ortodônticos durante a adolescência ou fase adulta. Além, é claro, de ajudar a evitar má formação de músculos na face. Esqueça de vez esse acessório e faça da amamentação a opção número um do seu filho para satisfazer sua necessidade de sucção.