A gravidez gera uma série de sintomas e muitos deles são incômodos. É muito comum a gestante se queixar de tonturas ou náuseas, isso acontece devido ao aumento de sangue no sistema circulatório e a distensão do útero.
A tontura costuma ser muito comum no comecinho da gravidez e no segundo trimestre. Além disso, alguns hábitos podem desencadear esse incômodo, como ficar muito tempo sem comer, exposição a calor extremo e se você se levanta muito rápido da cadeira.
A primeira coisa que você deve fazer quando sentir a tontura é se sentar, isso ajuda a aliviar a vertigem e evita acidentes. Se você estiver em lugares aglomerados e abafados, tente tomar um arzinho, se o problema for a fome, belisque algo. Faça tudo mais devagar, isso inclui levantar de cadeiras, sofá e cama.
Mas, em alguns casos não há nada que possa ser feito a não ser deitar-se e esperar essa sensação chatinha passar. Lembrando que a tontura pode aparecer a qualquer momento da gravidez e em várias intensidades.
Geralmente a tontura não oferece risco algum, o único problema é caso você desmaie, já que você pode se machucar na queda. Deitar-se do lado esquerdo do corpo ajuda a amenizar essa sensação e sentar-se com a cabeça entre as pernas ajuda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro.
Quando a vertigem vem acompanhada de visão embaçada, dores de cabeça ou palpitações pode ser sinal de algo mais grave, como a anemia severa. Nesse caso é ideal você procurar um médico o mais rápido possível.