Uma das recomendações mais importantes para quem está tentando engravidar é tentar não se medicar durante esse período. Mas, se no seu caso o uso da medicação é para tratar uma doença crônica, não tem jeito, você deve continuar com a medicação. Procure conversar com um especialista para ver o que pode ser feito.
Cada caso é um caso, porém, você deverá sempre consultar o seu médico antes de fazer qualquer alteração na medicação que você precisa tomar. Pois isso, garantirá a sua saúde e a do pequeno.
Os componentes dos medicamentos que precisam ser evitados são: a isotretinoína, varfarina, ácido valproico, inibidores da enzima conversora de angiotensina, sumatriptano, propanol, corticosteróides. Leia sempre as bulas dos remédios.
A maioria dos medicamentos que podem ser comprados sem receita médica não oferece perigo ao bebê se tomado com moderação. Porém, alguns anti-inflamatórios e alguns remédios usados para cólicas menstruais podem prejudicar a ovulação e dificultar o processo de implantação no óvulo fecundado na parede do útero.
Nunca, em hipótese alguma, tome remédio sem prescrição médica, mesmo se você não estiver grávida ainda. Qualquer substância errada que entra no seu corpo pode não só dificultar a gravidez quanto causar danos ao feto. Consulte sempre um especialista.