Os diagnósticos de caxumba vêm aumentando em várias regiões do Brasil e a maior incidência é em São Paulo. Segundo dados recentemente divulgados, os casos aumentaram quase 4 vezes. Os lugares que apresentam o maior número de infectados são as escolas, onde há maior concentração de crianças e adolescentes.
Não são só as crianças que estão sofrendo com a caxumba, que consequentemente acabam sendo transmitidas para os adultos também, o que resulta no surto da doença. E sabe aquela história que a nossa avó contava sobre a caxumba descer? Então, ela é real. Se não tratada corretamente ela pode atingir testículos, ovários e até causar meningite.
Uma das formas mais eficientes de tratamento da doença é o repouso absoluto do infectado. Assim, damos a chance do nosso sistema imunológico se recuperar e fazer o papel dele direitinho.
Para reduzir o risco de ser infectado pelo vírus o melhor a se fazer é ir a um posto mais próximo para se vacinar contra a caxumba. Todos os postos da rede pública de saúde oferecem a vacina gratuitamente, pesquise a unidade mais próxima na sua cidade. E quem já está infectado com o vírus deve tomar uma dose extra da medicação.
Para se prevenir é importante também manter sempre um potinho de álcool gel por perto, lavar as mãos com freqüência e usar máscaras cirúrgicas, se for necessário. E sempre fique atenta a tudo que acontece na escolinha do seu pequeno, mamãe.