Mesmo antes de o seu filho ingressar na escolinha, é importante que você não deixe de elaborar atividades para o desenvolvimento dele. A partir dos três anos de idade, a criança começa uma fase de aceleração no aprendizado e isso é uma oportunidade e tanto para os pais ensinarem uma série de coisas bacanas que vão formar a personalidade, intelecto e caráter do pequeno.
Geralmente, em determinada fase da infância a criança começa a ficar fascinada por letras e números. E está ai a oportunidade de você ensiná-lo algumas coisas antes de início de sua vida letiva. Quando for mostrar qualquer palavra para ele, sempre fale o nome de todas as letras, assim ele memorizará mais facilmente. Se o pequeno tiver vontade de escrever, o ensine calmamente e o acompanhe na hora de riscar cada tracinho.
Crianças são por natureza seres muito curiosos, e essa vontade de conhecer e tocar em tudo vai aumentando conforme os anos. Dê a oportunidade para ele conhecer animais, o leve ao zoológico. Outra atividade muito legal é dar sementes para ele plantar e deixá-lo acompanhar o crescimento da planta. É importante que você sempre proporcione atividades seguras para seu filho, atente-se a todos os detalhes.
Desenvolva o lado artístico da criança, sempre que possível o ensine a pintar, contornar e colar. Isso é ótimo para coordenação motora do pequeno, além de ser muito divertido também.
Leia contos para o seu filho na hora de dormir, esse momento é muito especial e importante para o desenvolvimento da criança. Quando você lê algo, a criança passa a entender melhor as palavras e seus sons, e isso impulsiona a criatividade do pequeno. Deixá-lo interagir e interromper a história também é muito estimulante.
Mesmo se o seu filho já frequenta a escola, essas atividades são interessantes e extremamente importantes e nunca devem ser deixadas de lado. Esses pequenos gestos dão mais proximidade na relação entre a família e a criança. Além, é claro, de ensinar para o pequeno o quão divertido é aprender coisas novas. Mas, não vale pressioná-lo ou querer que ele seja um gênio mirim, deixe-o aprender a absorver as coisas no momento dele, sem pressão.