Qualquer tipo de sangramento é motivo de desespero para a gestante, principalmente para as mamães de primeira viagem. Basta uma gotinha de sangue para que as mulheres fiquem desesperadas. Mas, saiba que nem todo sangramento é sinal de algo ruim e, às vezes, é algo mais normal do que imaginamos. Porém, isso não anula o fato de que qualquer alteração que fuja da normalidade precisa se investigado.
No primeiro trimestre de gravidez, o sangramento pode estar acontecendo no colo uterino ou ser uma ameaça de aborto. Por isso, se aconteceu isso com você, procure um médico o mais rápido possível.
Já no segundo e terceiro trimestre de gravidez, o sangramento pode vir ser causado por um descolamento da placenta. Ele vem acompanhado de um fluxo abundante, com uma cor muito forte (um vermelho bem vivo) e pode vir ou não acompanhado de cólicas. E isso pode acontecer também no final de gravidez só que nesse período ele vem acompanhado de cólicas e contrações fortes.
O importante nessas situações é que o casal mantenha a calma e procure um médico o mais rápido possível. E, claro, não é recomendado o consumo de nenhum medicamento também. Se o sangramento ocorre durante as relações sexuais, cuidado, antes de manter as relações, procure o seu médico e converse com ele.
O sangramento nagravidez pode acontecer por diversos motivos. O melhor sempre a se fazer é procurar um médico para entender o que está acontecendo e tomar as medidas necessárias.