Criar uma rotina e regras para a criança logo em seus primeiros meses de vida é muito importante, isso traz segurança e conforto para o bebê. Além disso, o pequeno passa a ter uma noção do que e quando fazer as coisas básicas do dia a dia, o que ajuda no desenvolvimento da disciplina.
Para os pais, essas atitudes trazem muitos benefícios e evitam estresse também. Com essa organização, a criança tem uma noção de quando deve se alimentar, brincar, escovar os dentes, entre outras atividades. Assim, ela entende que determinado momento tem que ser reservado para certa atividade, e não cria uma sensação de incerteza para o pequeno. Essa prática também evita que a criança chore porque saiu mais cedo do parquinho ou porque a mamãe ou o papai tiveram que ir para o trabalhar, por exemplo.
Mas isso não significa que você tem que transformar os horários da sua casa em um verdadeiro quartel, tudo isso pode ser feito com calma, paciência e flexibilidade. É importante nunca perder o controle sob os horários, mas um ajuste nos finais de semana ou em momentos especiais não tem problema.
A moderação é necessária, pois o seu filho pode criar resistência a mudanças, o que é muito ruim. Porém, alguns detalhes precisam ser preservados, por exemplo: o seu filho ama dormir com um bichinho de pelúcia, então sempre o tenha por perto, mesmo em viagens; ele ama tomar suco na mamadeira de algum personagem, então não o impeça de tomar o suco onde ele quer. Pois são esses detalhes que dão segurança a ele. Conforme ele for crescendo, vai entendendo e conseguindo se adaptar a mudanças, mas tudo no tempo dele.