Conforme vai crescendo, o bebê adquire novas habilidades, uma delas é a facilidade em se movimentar, e com o passar do tempo vai dar os primeiros passos para se locomover sozinho. Primeiro começa com movimentos de equilíbrio, depois o pequeno senta sem se apoiar, engatinha e, finalmente, começa a dar os primeiros passos.
Quando começa a engatinhar, o pequeno vai se tornando mais consciente sobre os objetos que o cerca e aprendendo a ter noção de espaço. Além disso, sua noção de profundidade e distância começam a ser desenvolvidos.
Os limites que colocamos nessa fase, por exemplo, mudá-lo de direção quando ele está indo para um lugar inapropriado ou chamar a atenção, são super importantes para a criança criar referencial social.
Geralmente, as crianças conseguem ficar em pé sozinhas uma ou duas semanas antes do seu aniversário. E, logo após esse período, consegue se desenvolver consideravelmente e começa a andar com mais facilidade. Claro que isso pode variar, cada criança tem seu próprio tempo e é importante respeitá-lo.
Nada de usar andadores, ao contrário do que muitos pensam usar esse artifício não ajuda em nada no desenvolvimento da criança. Ele limita a capacidade de percepção e locomoção do bebê, além de poder causar problemas e retardar o desenvolvimento da habilidade motora do pequeno.
Por isso, é importante que você deixe o seu filho se sentir livre para explorar tudo que está a volta dele. Deixe-o engatinhar e explorar essa nova experiência ao máximo. Isso não é só positivo para o desenvolvimento do bebê, mas também acelera o processo de aprender a andar.