Quando surgem os sintomas e as dúvidas quanto a possibilidade de estar grávida, as mulheres passam a pensar sobre os métodos que ela vai utilizar para confirmar a gravidez. E a maioria faz o teste de farmácia em casa, isso antes de fazer o exame laboratorial. Mas será que esse teste é 100% seguro?
Nas farmácias existem diversas marcas de testes de gravidez, fica até difícil escolher um. O diferencial desse tipo de teste é que ele é rápido, prático e ainda é confiável, sim. Geralmente, esses testes fazem a constatação através de um hormônio chamado gonadotropina coriônica, que é produzido durante a gestação. E assim, ele revela o resultado positivo ou negativo.
O que diferencia um teste do outro é a sensibilidade de cada um, ou seja, não é porque o teste é mais caro que ele é melhor. Algumas marcas conseguem detectar níveis bem baixos de hormônio, outros só conseguem detectar níveis altos. Quando o aparelho tem uma sensibilidade maior, é possível saber da gravidez muito antes da menstruação atrasar. Já os que são menos sensíveis só conseguem detectar alguma alteração um dia após o atraso da menstruação.
Se o teste de farmácia der o resultado positivo, se prepare para a melhor surpresa de todas, você está grávida! E em caso de resultado negativo, é recomendado que você repita o teste dentro de alguns dias.
A necessidade de repetir o teste não significa que ele é ruim, isso indica que o seu nível de HCG não conseguiu ser detectado. Outro motivo é porque o corpo da mulher nem sempre funciona no período certo, por isso, pode ser impossível saber a data certa da ovulação. Mesmo se você tem o ciclo bem regulado, ainda há chances de ter variações.
Mas, se você ainda não confia no teste de farmácia, pode fazer procedimentos diretamente no laboratório, como o exame de sangue e o de toque. O resultado do exame de sangue não sai na hora e pode demorar até dias dependendo do consultório que você o fez. Já o exame de toque avalia a textura do colo uterino e o tamanho e formato do útero, mesmo assim o médico ainda pode pedir o exame laboratorial para confirmar a gravidez.