Quem é mãe sabe que quando o bebê fica doente é uma angústia, e os pais, principalmente os de primeira viagem, ficam meio perdidos em uma situação como essa. E quando o pequeno está resfriado, fungando e com dificuldade para mamar, o que podemos fazer?
Você pode sim ajudar o seu bebê a sentir menos desconforto, pelo menos. E calma, viu?! É normal a criança fica doentinha, principalmente resfriada, isso vai acontecer pelo menos de oito a dez vezes durante os dois primeiros anos de vida.
A amamentação é um dos melhores meios de proteger o seu filho desse tipo de vírus, já que através do leite materno o bebê recebe uma série de anticorpos. Lógico que isso não isenta o seu pequeno de ficar resfriado algumas vezes, o que pode acontecer é ele ter uma resistência maior e quando for infectado por esse tipo de vírus os sintomas serem mais leves.
Mantenha o seu filho longe de pessoas doentes e peça para que todos que vão ter contato com ele lavar as mãos antes. Assim você não só evita o resfriado, mas uma série de outros vírus que possam ser transmitidos.
A vacina contra a gripe também é outra forma de proteger o seu bebê contra esse tipo de doença. O ideal é que ele tome doses anuais para que o risco de contagio seja menor.
O tratamento para o resfriado sempre é a ingestão de bastante líquido e repouso. O suco de laranja é uma boa, já que é rico em vitamina C. Entretanto, o suco é bem vindo apenas depois da introdução alimentar e deve ser oferecido durante uma refeição salgada, pois a vitamina C favorece a absorção do Ferro. Não é recomendável dar qualquer tipo de remédio ao pequeno sem indicação médica, sob o risco de uma alergia ou qualquer outro desconforto. Tenha em mente que o que é bom para um bebê pode não ser bom para o seu. Em qualquer caso o melhor a se fazer é procurar o pediatra e só medicar a criança se ele indicar.