*Por Phillip Ji, Co-CEO da Orient Mix
Abrir mão de alimentos de origem animal é uma escolha cada vez mais presente na sociedade. Embora seja um desafio, a dieta vegana vem conquistando muitos adeptos. No entanto, ao deixar de consumir carnes e ovos, por exemplo, é necessário ter atenção para que o organismo não sofra impactos, principalmente no caso de mulheres grávidas.
Muitos nutrientes imprescindíveis para o crescimento saudável de um bebê vêm de carnes e produtos de origem animal. Com isso, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados durante a gravidez. A boa notícia é que gestantes veganas não precisam interromper a dieta, desde que mantenham cautela e suplementação adequada.
Ácido fólico
O suplemento deve fazer parte da vida não só de quem já está grávida, mas também daquelas que desejam engravidar. Previne anomalias congênitas e problemas no fechamento do tubo neural do bebê. Também conhecido como Vitamina B9, o ácido fólico ainda ajuda a combater a anemia e as doenças cardiovasculares.
Ferro
Durante a gestação, a baixa reserva de ferro no organismo precisa ser reposta para que o quadro não evolua para uma anemia grave. O mineral atua no desenvolvimento do cérebro da criança, na prevenção do parto prematuro e na mortalidade perinatal.
Ômega 3
Para gestantes veganas, o suplemento de algas rico em DHA auxilia na formação de membranas celulares do sistema nervoso central e na redução de risco de parto prematuro. Auxilia ainda na visão e na coordenação do bebê, além de melhorar a imunidade.
Proteínas
Suplementos de proteína em pó vegetal são importantes, principalmente no segundo e terceiro trimestres da gestação. Médicos indicam para mulheres que não conseguem atingir a quantidade ideal do nutriente na alimentação.
Vitamina B12
Estudos apontam que a deficiência da vitamina B12 pode comprometer o desenvolvimento cerebral dos bebês. Gestantes nessa condição estão mais propensas ao parto prematuro e ao comprometimento neurológico. Por isso, é importante adequar os níveis de B12 no sangue. O suplemento também evita o risco de descolamento da placenta.
Cálcio
A substância auxilia no desenvolvimento do feto e ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, condição que pode levar a complicações graves.
Vitamina D3
É uma importante aliada na absorção do cálcio. A deficiência da vitamina pode causar atraso na formação dos ossos das crianças e no crescimento das cartilagens. Entre os benefícios estão a diminuição do risco de aborto espontâneo, crescimento saudável da placenta e bom funcionamento do sistema imunológico.
Amamentação
Durante a amamentação, mulheres veganas devem manter uma alimentação ainda mais rica em legumes, verduras, frutas, leguminosas e cereais. Um estudo da Amsterdam University Medical Centers, apresentado na Europa em 2023, mostra que uma dieta vegana de mães lactantes não afeta as concentrações de nutrientes essenciais no leite materno para o desenvolvimento do bebê.
*Phillip Ji é Co-CEO da Orient Mix – orientmix@nbpress.com.br
Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, turmas mensais, acesse aqui.