Durante a gravidez a dor nas costas é quase que uma companheira inseparável para algumas mulheres. E é normal que isso aconteça, já que o nosso corpo passa por muitas transformações, como o crescimento uterino e a atuação dos hormônios. Por isso, os músculos ficam mais enfraquecidos e os ligamentos mais frouxos e resulta em uma mudança de postura, que muitas vezes causa dor. Mas nós temos dicas especiais para você evitar esse incômodo chatinho.
· O modo como você se abaixa para pegar algo influencia e muita na intensidade da dor nas costas. O correto é você se abaixar com os joelhos dobrados e coluna reta.
· Mudar de posição sempre é essencial, pois a acomodação pode agravar a dor. O correto é a gravidinha se movimentar e investir em várias posições que a mantenham confortável, pois isso não permitirá que o músculo se contraia e evita que a dor se intensifique.
· Escolha a posição certa na hora de dormir, isso influencia diretamente no seu bem-estar durante o dia, além, é claro, de te dar a possibilidade de ter um sono mais tranquilo. O mais recomendado pelos médicos é a gestante dormir de lado, e para te deixar ainda mais confortável coloque um travesseiro entre as pernas.
· As atividades físicas podem te trazer uma série de benefícios durante a gestação. Procure realizá-las regularmente e logo você verá uma diferença incrível. Com a prática diária de exercícios durante a gravidez você conquistará músculos mais resistentes e a melhora da capacidade respiratória também, o que acaba aliviando a dor nas costas.
· Em alguns casos, a gravidinha pode usar uma cinta para ajudar a sustentar o peso da barriguinha, além de aliviar a sobrecarga muscular.
· Um belo banho quente cura tudo, mas claro, com a temperatura adequada. A água morna ou mais quentinha ajuda a aliviar a dor nas costas, além de ser super relaxante.
· Massagear o local que está doendo é muito eficaz, isso gera um bem-estar muito grande. E os movimentos devem ser leves e suaves, depois você poderá sentir um alívio nas tensões e se sentir mais confortável.