Sabemos que para o bom desenvolvimento da criança, ela deve ser amada, acariciada, olhada, beijada, percebida e muito amada. Logo, brincar com seu filho é fundamental para o seu desenvolvimento psíquico e social.
Tocar e se deixar ser tocado é uma ação importante para o bebê, porque além de aumentar a percepção corporal, ela relaxa a musculatura, favorece o desenvolvimento físico, motor, neurológico e intelectual, pois o toque promove sensações no tônus do bebê.
É através do toque na pele que o bebê conhece as potencialidades de seu próprio corpo e, gradativamente, se identifica como indivíduo. A pele é o mais extenso órgão do sentido do nosso corpo e a estimulação tátil é a mais importante para nossa sobrevivência. O indivíduo é capaz de sobreviver com deficiência auditiva, olfativa, da visão, mas não sobreviveria com perda tátil.
A dica para que a criança explore e perceba seu corpo e suas partes está em promover diferentes sensações e experiências com texturas que pode ser com algodão, lixinha de unha, pente, escova de dente, bolinhas, óleos, pincel, etc. As mudanças de texturas propicia novas formas e percepções físicas. O que é muito rico para a noção do “Eu corporal” do bebê. Porém, para bebês muito pequenos não recomendo texturas muito agressivas porque a pele é extremamente sensível até os seis meses. Introduza devagar.
Durante a massagem:
1 – Incentivar o bebê a mostrar as partes do corpo que você apontar.
2 – Peça para ele realizar massagem em você.
3 – Em frente ao espelho estimule a percepção de sua autoimagem refletida.
Observação itens 1 e 2: Este recurso ocorrerá de acordo com o desenvolvimento e maturidade do bebê.
Todas essas sensações beneficiarão o despertar da noção corporal e equilíbrio do tônus muscular do bebê.
Aproveite as dicas e transforme este momento numa brincadeira muito divertida!