É muito complicado quando os pais percebem que seu pequeno começou a ter um comportamento agressivo. Tudo isso vira um turbilhão de emoções dentro de casa, o medo, a angústia e a insegurança acabam tomando conta de determinadas situações. Mas, o que fazer em um momento como esse?
É normal que o pequeno tenha uma fase mais irritadinha, pois a raiva é um sentimento natural do ser humano, e quando a criança é muito novinha ela não sabe administrar suas emoções. E é nesse ponto que ela deixa transparecer uma irritabilidade fora do normal.
Muitas crianças passam a expressar sua raiva de modo exagerado. E essa questão tem uma relação direta com o “impor limites”. Desde que somos um pinguinho de gente precisamos saber o que é aceitável ou não, é desta forma que guiamos nossas emoções e atitudes. Por isso, a importância de punir comportamentos inadequados dentro de casa, isso mostra que aquilo que ela está fazendo é ruim.
E você, mamãe, precisa entender que a criança por mais nova que seja entende muita coisa que se passa ao seu redor. Por isso, jamais subestime sua capacidade e inteligência.
O que os pais precisam fazer, em primeiro lugar, é entrar em um acordo. Para que os dois sejam firmes nos mesmos pontos em relação à educação e necessidades básicas para o desenvolvimento do pequeno.
Você precisa ajudar o seu filho a nomear o que ele está sentindo para que ele possa se expressar e entender melhor o que está acontecendo. Dê caminhos diferentes para que a criança expresse a sua raiva de forma mais saudável.
Você pode conseguir isso tanto com a argumentação quanto com algumas técnicas. Peça para ele desenhar ou escrever o sentimento que está sentindo. Também pode aplicar um exercício, por exemplo, dê uma latinha para ele e peça para chutá-la até passar a raiva ou até mesmo socar o travesseiro. Tudo isso pode garantir um resultado muito positivo.
Essa agressividade pode ser uma forma que a criança encontrou para mostrar que algo não está bem com ela e, por isso, externa esse sentimento de forma exagerada.
Mas calma, mamãe, isso é apenas uma fase, vai passar. O que você precisa nesse momento é de muita paciência e conversa para que tudo se encaminhe da melhor forma possível.